Valter Sanches

Secretário Geral da IndustriALL Global Union

Eleito Secretário Geral do IndustriALL Global Union no 2º Congresso do IndustriALL em 5 de outubro de 2016. Ele foi anteriormente Secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos Brasileiros, CNM/CUT.

É formado em geografia, começou como metalúrgico em 1981, trabalhando como mecânico em uma empresa de construção de máquinas em São Paulo, Brasil. Em 1985, ingressou na Rolls-Royce Brasil em São Bernardo do Campo, mudando-se mais tarde para a Mercedes-Benz em 1988, onde foi eleito para o comitê de saúde e segurança para o mandato de 1989-90. Também foi eleito para a Comissão de Fábrica da Mercedes em 1992 e atuou como coordenador de 1997 a 2007, além de ter sido eleito para o Comitê Sindical.

Foi o representante brasileiro no (então) Comitê Mundial dos Trabalhadores da DaimlerChrysler entre 2000 e 2007, representando os trabalhadores das quatro fábricas brasileiras. Foi também membro do conselho executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (filiado à CNM/CUT) entre 2002 e 2005. Em 2004,  foi eleito Secretário de Organização da CNM/CUT e posteriormente Secretário Geral da CNM/CUT. Em Dezembro de 2009, foi eleito Secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT.

De 2010 a 2016,  foi Diretor de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Presidente da Fundação Trabalho, Cultura e Comunicação, que opera duas estações de TV aberta (Rede TVT) e duas estações de rádio (Rádio Brasil, Atual) na região metropolitana de São Paulo.

Sanches foi membro do Conselho de Administração da Daimler AG de 2007 a 2018, eleito representante dos trabalhadores.