Jana Silverman

Diretora de programas do Solidarity Center AFL-CIO no Brasil e Paraguai

Nativa dos Estados Unidos, e Diretora de Programas para o Brasil e Paraguai do Solidarity Center (entidade de cooperação sindical internacional ligada a AFL-CIO, maior central sindical dos EUA). Ela possui PhD em Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Mestrado em Relações Internacionais da Universidade Columbia em New York. Pesquisa sobre relações de trabalho, movimentos sindicais e economia politica na América Latina, e sua tese de doutorado tem como tema “Reformas sindicais e a inserção política do movimento sindical no Cone Sul sob os governos progressistas: uma analise dos casos do Brasil e Uruguai”.  Tem publicado artigos acadêmicos sobre esses tópicos em inglês, português e espanhol em revistas como Controversia, Cultura y Trabajo, Latin American Perspectives, e Leituras de Economia Politica. Foi pesquisadora da Escuela Nacional Sindical em Medellin, Colombia de 2003-2008 e fundadora e Presidenta do Sindicato Nacional de Trabajadores y Trabajadoras de ONGs y Organizaciones Sociales (SINTRAONG’s) na Colômbia. Ativista sindical em New York, afiliada a United Auto Workers (UAW) Local 2110 de 1999-2002 e atualmente é a Vice-Presidente do sindicato dos trabalhadores do Solidarity Center, que forma parte do Washington-Baltimore News Guild, Communications Workers of America (CWA).