Dirceu Dresch

Agricultor Familiar

Natural de Saudades, oeste de Santa Catarina é agricultor familiar. Nos anos 1980 participou dos movimentos da Igreja Católica (nas CEB’s) na Comissão Pastoral da Terra e do Movimento dos Atingidos por Barragens.

Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Saudades, participou da fundação da CUT e nos departamentos dos rurais da Central ajudou na construção do debate de um novo sindicalismo para os trabalhadores do campo. Em 1997 foi um dos fundadores da Fetrafesc (Federação dos Trabalhadores Rurais de Santa Catarina), a primeira federação do sistema Fetraf do Brasil. Em 2001 esteve a frente da criação da Fetraf-Sul, que representava os agricultores familiares do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Foi deputado estadual por três mandatos  (2006 a 2018), concorreu a deputado federal nas últimas eleições, ficando como segundo suplente pelo Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina.

Atualmente Dirceu Dresch é  membro da executiva estadual do PT, sendo Secretário de Relações Institucionais.