Ana Moreira Cardoso

Professora no Departamento de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Humanas na UFJF e pesquisadora convidada no European Trade Union Institute – ETUI, Bruxelas. Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e pela Universidade Paris VIII e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-doutora em sociologia pela Universidade de Brasília (2011) e pós- doutora pelo Centre de Recherche Sociologiques e Politiques de Paris (2013). Desde 1990, trabalhou no Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômico (DIEESE), sendo supervisora da área de Educação entre 2006 e 2010. Participou da construção do “Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciências do Trabalho” e do “Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI” da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho. Foi professora adjunta da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho.

Atua na área de sociologia e ciência política, com ênfase nos seguintes temas: sociedade digital, desenvolvimento, educação, trabalho, igualdade, discriminação, negociação coletiva, movimento sindical, tempo de trabalho, jornada de trabalho, organização e gestão do trabalho, inovação tecnológica, saúde do trabalhador e riscos psicossociais no trabalho.