Etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT é realizada no PR

A CUT Paraná realizou na sexta-feira (12) a etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Formação. A atividade, que serve como ação preparatória para o evento nacional programado entre os dias 27 e 31 de maio, em Belo Horizonte, teve a participação de representantes de diversas regionais do Paraná.

Durante o evento foi dada ênfase nos objetivos da conferência como espaço de debates da política nacional de formação da Central, bem como o resgate de práticas de solidariedade e autossustentação financeira. “O Mapa de representação da CUT Paraná e o Diagnóstico da Rede de Formação Estadual do Paraná foram apresentados e debatidos no sentido de estabelecer o diálogo sobre os números apresentados. Procuramos chamar a atenção para a compreensão da dimensão da nossa representação no estado, percebendo o nosso desafio e a necessidade de ampliação da representação”, explica a secretária de formação da CUT Paraná, Cida reis.

A secretária Nacional de Formação da CUT, Rosane Bertotti, falou sobre “Os Desafios da Classe Trabalhadora em defesa dos Direitos e da Democracia em âmbito estadual”. Bertotti destacou ainda a luta imediata contra a Reforma da Previdência como resistência em defesa dos direitos na agenda da CUT.

Mas o destaque da atividade foi a definição de que o principal desafio eleito pelo Paraná na política de formação sindical da CUT é Reformular e reforçar a execução do Projeto de Formação Formigueiro como ferramenta de mobilização e formação com o objetivo de emancipação da classe trabalhadora, ao disputar a narrativa com a base, aproximando e humanizando a CUT frente à classe trabalhadora.

A próxima atividade acontecerá nos dias 25 e 26 de abril, na Escola Sul (em Florianópolis), em Florianópolis, que será a etapa regional da Conferência.

*Matéria originalmente publicada no site da CUT Paraná