Notícias

Conferência de Formação, Comunicação e Juventude da CUT-PB discute direitos

Com o objetivo de incentivar a Rede Estadual de Formação na defesa dos direitos e da democracia, as Secretarias de Formação, Comunicação e Juventude da CUT-PB promovem a conferência das pastas nesta sexta e sábado (26 e 27), no Sintricon, em João Pessoa.

No evento, serão eleitos ainda os delegados da 4ª Conferencia Nacional de Formação da CUT, que será realizada em Belo Horizonte-MG em maio.

Lúcia Figueiredo, Secretária de Comunicação da CUT-PB, explica que, para dar conta dos objetivos, a Conferência terá que dialogar com as políticas de juventude e comunicação sindical da CUT. “É preciso que os processos de formação estejam conectados com as transformações no mundo do trabalho, no aprofundamento da 4ª revolução industrial e consequentemente com as novas tecnologias e com todas as plataformas da comunicação”, resumiu.

Entre os assuntos tratados na Conferência estão as transformações no mundo do trabalho, a comunicação enquanto aparelho de resistência na afirmação da democracia e os rumos do movimento sindical.

Para a Secretária de Juventude da CUT-PB, Jéssica Andrade, essa conferência deverá nortear as estratégias para lidar com os novos perfis sociais e relações de trabalho atualmente em formação no país. “Sabemos que muitas profissões desaparecerão. As políticas públicas e os diretos sociais estão ameaçados, o que leva às incertezas que a juventude vivencia em relação ao futuro”, analisou.

O formato do evento terá uma palestra de abertura com o Presidente da CUT-PB, Paulo Marcelo, na sexta-feira (26), à noite. No dia seguinte, os participantes serão reunidos em oficinas por eixos temáticos, para melhor aproveitamento do tempo. Ao final, os encaminhamentos serão discutidos e aprovados.

O Secretário de Formação da CUT-PB, Tião Santos, acrescenta que os eventos de formação são essenciais para construir categorias de base sindical com consciência política e de classe. “Precisamos rearticular os coletivos e pensar o financiamento da formação. Estas questões, com certeza, devem aparecer no decorrer da Conferencia”, pontuou.

Confira a programação

PROGRAMAÇÃO

Dia 26/04/2019

18h30 – Acolhida com Credenciamento

19h- Jantar

19h30 – Mística de abertura (Levante Popular Juventude)

19h45 – Mesa de abertura Política

20h – Palestra – Paulo Marcelo – Presidente da CUT-PB: Movimento Sindical: Construindo novas estratégias para avançar na garantia de direitos e da democracia

20h40 – DEBATE

21h – Orientação para as Oficinas:

Oficina 1 – Comunicação e Formação: instrumentos de Resistência para a Afirmação da Democracia. (Ministrante Greg Júnior- Secretário Nacional de Comunicação da Cut e Lúcia Figueiredo – Secretária de comunicação da CUT-PB).

Oficina 2- O Protagonismo da Juventude na Formação Sindical. (Ministrante Jéssica Andrade, Secretária de Juventude da CUT-PB, Luiz Gervasio e Patrícia Macário, Educadores Populares da CUT-PB).

Oficina 3- Os desafios da Formação na Construção do Projeto Político da Classe Trabalhadora.(Ministrante Edeildo – Educador CUT-PE e Coordenador Pedagógico da Escola NE e Tião Santos secretário de Formação da CUT-PB).

Dia 27/04/2019

8hs- Café da Manhã

8h30- Mística: despertar para conhecer melhor ( Levante Popular da Juventude).

8h45 – Início das Oficinas

12h – Almoço

Mais notícias